PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. 2 TM 2:15

sábado, 23 de abril de 2011

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES. Jo 16:33


O salmista escreve: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmo 119:71). Você pode ficar pensando, como eu fiquei - que tipo de teologia é essa? Seria realmente bom para mim ser afligido?

A palavra em hebraico para aflito aqui significa: “abatido, perturbado, diminuído, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado.” Quando se põe esse significado no versículo, de repente se lê: “Foi-me bom ter sido abatido, perturbado, diminuído, corrigido, desonrado, ofendido, humilhado, enfraquecido, rebaixado. E tudo com um propósito: para que eu aprendesse os decretos do Senhor!”

João 16:33 é o resumo e o ponto culminante da mensagem do cenáculo, Jesus deu esta mensagem para que os discípulos tivessem paz em meio as aflições de um mundo cheio tribulações e tristezas. É importante observar o contraste entre ‘’em mim’’ e ‘’no mundo’’ essa é a condição da qual precisamos nos apropriar estamos em Cristo e, portanto, podemos vencer as aflições do mundo e todo o ódio que está contido no mundo.

Todo cristão é vencido ou vitorioso. ‘’e esta é a vitoria que vence o mundo: a nossa fé (1º Jo 5:4). O mundo deseja nos derrotar; por isso satanás usa o mundo para perseguir e pressionar os cristãos. O mundo quer nos adequar aos seus padrões; não deseja que sejamos diferentes. Quando nos entregamos a Cristo e cremos Nele, Ele nos permite ser vitoriosos. Devemos nos apropriar dessa condição espiritual em Cristo e crer Nele para receber a vitória.

‘’Tende bom ânimo’’ é uma das declarações que Jesus repetiu como encorajamento e significa, literalmente: ‘’agüentem firmes!’’

Bem, é verdade que o Senhor permite que as lutas surjam para nos testar. Mas este não é o objetivo principal ao permiti-las. Antes, nossas dificuldades e aflições vêm para nos ensinar a andar em justiça diante Dele. A Bíblia nos diz: “Muitas são as aflições do justo...” (Salmo 34:19). E, segundo o salmista, o objetivo de todas as nossas aflições é que aprendamos com elas.