PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. 2 TM 2:15

sábado, 28 de maio de 2011

AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL


Chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos. . . e ouvi.

Em suas palavras de despedida a seus filhos, Jacó elevou-se à estatura incomum do profeta que fala em linguagem poética de inspiração.

Ele convocou cada filho por sua vez, à beira de sua cama, para ouvir suas palavras de bênção, de censura, ou de maldição.

Em cada caso ele destacou alguma característica notável do caráter, avaliando o homem e o seu grupo familiar.

As palavras de Jacó constituíram uma predição dos futuros acontecimentos com base no conhecimento que o pai tinha do caráter de cada filho.

Os homens compreenderam os pronunciamentos solenes de seu pai como predições significativas e determinantes.

Todos os filhos de Jacó estavam vivos.

Seu chamado que os fez reunir-se foi um preceito para que eles se unissem em amor e não se misturassem com os egípcios; e predisse que não iriam a separar-se como o fizeram os filhos de Abraão e de Isaque, senão que todos deviam formar um só povo.

Não vamos considerar este discurso como expressão de sentimentos particulares de afeto, ressentimento ou parcialidade, senão como linguagem do Espírito Santo que declara o propósito de Deus a respeito do caráter, as circunstâncias e a situação das tribos que descendiam dos filhos de Jacó, e que podem identificar-se em suas histórias.
Tribos de Israel. O arranjo tribal em Israel baseava-se na descendência dos 12 filhos de Jacó. Estes “doze chefes de família produziram “as doze tribos de Israel”.
As 12 tribos são: