PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. 2 TM 2:15

domingo, 5 de junho de 2011

FRUTO DO ESPÍRITO. Gl 5:22-23


O fruto do Espírito é resultado de uma vida em plena comunhão com Cristo (Jo 15:5). Devemos desta forma em completa obediência ao Espírito Santo, é a única maneira que temos para vencer as nossas fraquezas naturais. Este estilo de vida nos leva a produzir o fruto do Espírito, expresso em Gl 5:22-23, com nove manifestações que veremos a seguir:

1)      O fruto do Espírito se manifesta através do:

A)     Amor (Mt 22:37-39): É a marca registrada do cristão, este amor se manifesta de duas formas.

·     Amor ao próximo (1 Jo 3:14-16). Há três termos gregos para designar amor, ‘’Ágape’’, ‘’Eros’’, ‘’Phileo’’. Amor ágape é o amor puro verdadeiro de Deus, é amar independentemente das características pessoais de qualidade da pessoa. Uma forte, ardente, tenra e apaixonada devoção ao bem estar de alguém (1 Co 13:4)

·        Amor a Deus (Jo 14:15): é provado na prática. ‘’Se me amais guardareis os meus mandamentos’’.

B)      Alegria, Gr. Chara.

·        É de origem espiritual não é passageira, não enfraquece pela adversidade não depende das circunstâncias (Fp 4:4). Ela é sobrenatural e completa (Jo 15:11)

·        Excitação emocional, alegria e prazer por causa das bênçãos recebidas ou esperadas para si mesmo e para outros.

C)      Paz, Gr Eirene.

·        É a salvação que nos garante o estado de tranqüilidade em relação a Deus e ao nosso futuro (Rm 5:1).

·        É manifesta na confiança em deus mesmo diante de circunstâncias difíceis (Fp 4:7).

·        É o estado de quietude, descanso, repouso, harmonia, ordem e segurança no meio da contenda, lutas e tentações.

D)     Longanimidade, Gr makrothumia.

·     Paciência para suportar aflições, ser gentil com aqueles que vivem perto de nós, não criticar, ser tolerante, saber suportar pressões sem pecar, significa também perseverança para alcançar o objetivo proposto (2 Pe 3:9).

·     Resistência, suportar ofensas, injurias e provocações de outros sem murmurar, replicar ou se ressentir. (1 Co 13:4-7, Ef 4:1-2)

E)       Benignidade, Gr chrestotes.

·        Fruto passivo (1 Co 13:4-7), bondade profunda, compreensão, atenção, disposição para fazer o bem ao próximo.

·        Uma disposição a ser gentil, temperado, culto, refinado em caráter e conduta. (2 Tm 2:24-26, Tt 3:1-2, Tg 3:17)

F)       Bondade, Gr agathosune.

·        Fruto ativo é o mesmo que generosidade inclui a hospitalidade e todos os atos da bondade de alguém que prefere dar a receber (Ef 4:9). Pecamos quando não fazemos o bem.

·        O estado de ser bom, virtuoso, benevolente, brandura, generoso, e semelhante a deus em vida e conduta.

G)     Fidelidade, Gr pistis.

·        É um caráter que inspira confiança, é ser fiel nas pequenas coisas que Deus nos confia. Exige dependência absoluta de Deus e traz bênçãos (Mt 25:21). É ser responsável para com Deus, para com a igreja e para com os deveres naturais da sociedade. (Pv 3:3)

H)     Mansidão, Gr praotes.

·        Brandura de gênio nos leva a suportar muitas criticas com amor sem se irritar. Ser suave no trato com aqueles que nos cercam ser brando, não estúpido, ser carinhoso, não revidar (Mt 5:5, 38,42). É transferir a Deus todo o julgamento e toda decisão.

·        Disposição de ser gentil, manso, indulgente, mesmo balanceado em temperamento e paixões, não ter um espírito de vingança.
I)         Domínio próprio, Gr enkrateia.

·        Autocontrole e autodisciplina. Soluciona o problema do ódio, medo, ciúme. É saber controlar os sentimentos, ser controlado pelo Espírito Santo (2 Pe 1:6). É agir e reagir em todas as situações como Jesus, agiria e reagiria. Este fruto irá gerar em nós a verdadeira maturidade cristã (1 Co 2:14 e 3:2).