PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. 2 TM 2:15

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AGORA É A SUA VEZ



Texto Base: Jo 5:1-9

Introdução:

Podemos ver ao longo da caminhada cristã muitos tem parado e desistido de suas bênçãos. Por achar que está demorando demais, por não terem mais forças, por causa do desânimo, das perseguições, são muitos os motivos mais o fim é o mesmo perder as promessas de Deus.

Ao analisarmos as historias da bíblia podemos notar homens e mulheres notáveis, que enfrentaram longos períodos de espera até que as promessas de Deus se cumprissem em suas vidas.

Esses grandes personagens bíblicos venceram a barreira do tempo, da dor, da perseguição, pois tinham a plena certeza de sua vitoria.

Muitos cristãos têm limitado o poder de Deus por causa do tempo, sabemos que é necessário um tempo para todas as coisas debaixo do céu.

Mais mesmo sabendo que todas as coisas têm um tempo, a nossa alma não consegue aceitar, a nossa alma é muito inquieta com relação ao tempo de Deus somos ansiosos e inconstantes com relação à espera.

O tanque de Betesda aparentemente era alimentado por uma corrente subterrânea e em certas ocasiões a água se movimentava.

Esta agitação inexplicável da água era atribuída a um anjo invisível que liberava poder de cura no tanque, e o primeiro enfermo que entrasse era curado.

Quando estudamos a historia do tanque de betesda podemos notar o relato de um enfermo que ficou por trinta e oito anos esperando por sua cura, sentado no mesmo lugar esperando por alguém para ajudá-lo a entrar no tanque.

O que motivou este homem há ficar tantos anos no mesmo lugar?  Certamente algo de sobrenatural acontecia naquele tanque.

Seria de se esperar que, depois de 38 anos em que nada acontecera a ninguém, o homem perdesse as esperanças fosse para outro lugar!

Esta deve ter sido a cena quando vinha o grito: "A água - já! Rápido - ela está se mexendo!"

Que correria louca devia ser com as esperanças frustradas dos mais fracos e mais necessitadas por haver uma pessoa mais ágil chegado lá primeiro.

Um pobre aleijado ouviu estes gritos por 38 anos. Ele não tinha chance, pois quando arrastava o seu corpo enfermo alguns centímetros, tudo já havia terminado. Outro entrava primeiro no tanque e não sobrava poder para ajudá-lo.

Este homem não desistiu de sua cura mesmo tentando varias vezes entrar neste tanque ele permaneceu no mesmo lugar por longos anos de dor e angústias.

O termo hebraico Betesda significa: ‘’casa de misericórdia’’ ou ‘’casa de graça’’

Veremos através deste breve estudo o que devemos fazer para que o nosso dia de vitoria chegue em nossa vida.

1)      Não desista.

A)     Este paralitico permaneceu 38 anos no mesmo lugar crendo que um dia ele conseguiria entrar no tanque e não desistiu.

B)      Ninguém jamais ajudou este homem, ele por si só não conseguia ele precisava de alguém para o ajudá-lo e durante 38 anos não encontrou ninguém.

C)      Dê uma boa olhada para este homem em sua limitação, e pense nos anos de lutas, nas dores que caíram sobre ele devido à pessoas desinteressadas, insensíveis.

D)     Quantas vezes ele deve ter levantado uma mão envergonhada para os que passavam rapidamente por ele buscando auxílio em suas dificuldades, gritando, "Por favor, alguém me ajude! Sozinho eu não consigo!"

E)      Não sabemos por quanto tempo as águas ficavam se movimentando, e nem quantas vezes se movimentava (de semana em semana, ano em ano)

F)       A agitação da água criava uma reação em massa. A multidão ficava em alvoroço, pois não podiam deixar passar a oportunidade de entrar no tanque.

G)     Possivelmente só os fortes, os rudes, os egoístas, poderiam ir empurrando e abrir caminho até arranjar um lugar perto do tanque.

H)     Talvez os ricos e os importantes pudessem conseguir que os pobres ficassem de lado para deixar espaço para eles.
I)         Os que tivessem os amigos mais fortes e saudáveis poderiam forçar os aleijados pobres de modo que o seu amigo chegasse primeiro ao tanque. Com certeza só os mais ágeis e alertas poderiam chegar primeiro à água.


J)        Quantas vezes nós desistimos por não haver ninguém que nos ajude e ficamos parados no mesmo lugar sem ânimo e sem esperança.

K)      Não deixe que os problemas e as dificuldades o façam perder a esperança!

L)       Em 2º Co 4:1 e 16 Paulo estava dizendo: ‘’ Não desfalece-mos’’ e ‘’Não desanima-mos’’, literalmente ele disse‘’não entregamos os pontos!’’ na situação em que Paulo se encontrava, não faltavam motivos para o desanimo e, no entanto, o grande apostolo não desistiu.

2)      Tente de novo.

A)     Este paralitico não levou em consideração os anos passados mais, com certeza durante muito tempo ele tentou varias vezes sem desistir.

B)      O paralitico tinha uma causa (sua enfermidade) e não estava disposto a desistir dela.

C)      Este homem já tinha esgotado todos os seus recursos, certamente já havia pedido ajuda a varias pessoas, já havia tentado entrar com suas próprias forças sem nenhum êxito.

D)     Na hora que os nossos recursos se acabam, Jesus nos encoraja a tentar novamente.

E)       Embora, às vezes, possa parecer que estamos sendo quase vencidos, nunca devemos perder a esperança em Deus.

F)       Por mais que seja difícil a caminhada da fé jamais podemos desistir, pois Deus não se agrada daqueles que retrocedem.

G)     Não se desespere a ajuda já está chegando, simplesmente descanse o seu coração na promessa de Deus.

H)     Na vida cristã, você é vencedor ou vencido, vitorioso ou vitima.

I)         A incredulidade nos faz dizer: ‘’voltemos para um lugar seguro’’, a fé diz ‘’ Avancemos para onde Deus está operando’’.

3)      Agora é a sua vez.

A)     Depois de 38 longos anos de sofrimento e dor, finalmente chegou o dia tão esperado por este homem. (diga pro seu irmão hoje é o seu dia)

B)      Jesus chegou até ele e lhe perguntou se ele desejava ser curado. Hoje Ele te pergunta ‘’o que queres que te faça’’.

C)      Jesus disse ao paralitico ‘’ Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. Jo 5:8-9

D)     Hoje Deus te passa na frente de todo mundo (a fila andou). Havia uma multidão

E)      Como chegou a vez deste homem. O seu dia chegou. Não deixe a oportunidade passar. Creia tão somente.

F)       Os dias de prova se acabarão em sua vida, Deus hoje te tira do deserto e te conduz a terra que mana leite e mel.

G)     Deus hoje está transformando maldição em bênção na sua vida.

H)     Agora chegou a sua vez de desfrutar da porção dobrada de Deus em sua vida.

I)         Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

J)        Nos vamos comer o melhor desta terra.

K)      Vamos estar por cima e não por baixo

L)       AGORA É A SUA VEZ .